Redes de Computadores e a Internet -Resumo Livro Kurose - Capítulo I

O resumo aqui apresentado é baseado no livro e pode conter algumas falhas, e será aprimorado com o passar do tempo.


Computadores: São chamados de hospedeiros ou sistemas finais que são ligados entre si por enlaces (links) de comunicação e comutadores (switchs) de pacotes.
>Há comutadores de pacotes de todos os tipos e formas, mas os dois mais proeminentes na internet são roteadores e comutadores de camadas de enlace.
ISPS Provedores de serviço de internet (Internet service providers) e são gerenciados de forma independente.
>Os sistemas finais, os comutadores de pacotes e outras peças executam protocolos que controlam o envio e recebimento de informações.
>O TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de controle de transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de internet) são os dois protocolos  mais importantes da internet.
Os sistemas ligados à internet oferecem uma interface de programação de aplicação API que especifica como o programa que é executado no sistema final solicita à infraestrutura da internet que envie dados a um programa de destino específico, executado em outro sistema final. Essa API, da internet é um conjunto de regras que um software emissor deve cumprir para que a internet seja capaz de enviar os dados ao programa de destino.
Aplicações Distribuídas: São aplicações que envolvem diversos sistemas finais que trocam informações mutuamente.
Um Protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento.
Sistemas finais também são denominados hospedeiros (ou hosts) porque hospedam (isto é,executam) programas de aplicação, tais como um navegador (browser) da web, um programa servidor da web, um programa leitor de e-mail ou um servidor de email.
DSL(Linha digital de assinante)

Meios físicos

Meios guiados: As ondas são dirigidas ao longo de um meio sólido.

Meios não guiados:As ondas se propagam na atmosfera e no espaço, como é o caso de uma LAN sem fio ou canal digital de satélite.

Cada roteador possuí uma tabela de encaminhamento que mapeia os endereços do destino (ou parte deles) para enlaces de saída do roteador.

Multiplexação em redes de comutação de circuitos

Multiplexação por divisão de frequência(FDM):O espectro de frequência de um enlace é compartilhado entre as conexões estabelecidas através desse enlace. Ou seja, o enlace reserva uma banda de frequência para cada conexão durante o período de ligação.

Multiplexação por divisão de tempo (TDM): O tempo é divido em quadros de duração fixa, e cada quadro é dividido em um número fixo de compartimentos(slots).

Comutação de circuitos e comutação de pacotes

Comutação de circuitos: Estabelece primeiro a conexão e reserva uma taxa de transmissão. É utilizado geralmente em ligações telefônicas e tem um desperdício de recursos elevado.

Comutação de pacotes: O pacote é enviado à rede sem reservar qualquer reserva do enlace. Se um dos enlaces estiver congestionado porque outros pacotes precisam ser enviados ao mesmo tempo, então nosso pacote terá de esperar em um buffer na extremidade de origem do enlace de transmissão e sofrerá um atraso.

Comutador (Switch):É um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar pacotes(frames) entre diversos nós.

Pacote -> Sistema final (origem)-> Série de sistemas finais-> Destino.

Tipos de atraso

      >Atraso de Processamento: O tempo exigido para examinar o cabeçalho do pacote e determinar para onde direcioná-lo e que também pode incluir outros fatores como o tempo necessário para verificar os erros em bits existentes no pacote que ocorreram durante a transmissão dos bits desde o nó anterior ao roteador A. Depois desse processamento nodal, o roteador direciona o pacote a fila que precede com o enlance com o roteador B.
      >Atraso de fila: Tempo que o pacote espera para ser transmitido no enlace. O tamanho desse atraso dependerá a quantidade de outros pacotes que chegarem antes e que já estiverem na fila esperando pela transmissão no enlace.
      >Atraso de transmissão: O atraso de transmissão é L/R. Essa é a quantidade de tempo exigida para empurrar(isto é transmitir todos os bites do pacote para o enlace). L - Tamanho do pacote (bits) / R - Velocidade de transmissão do enlace do roteador(bits).
      >Atraso de propagação: é a distância entre dois roteadores dividida pela velocidade de propagação.
       
       

Camadas de protocolo e seus modelos de serviços





Última atualização:09/10/18  às 20:30 - O conteúdo desta página encontra-se incompleto, e será atualizado gradativamente.