O jornalista John Heilemann acompanha desde os primeiros browsers até a luta pelo domínio das buscas online onde a pioneira Yahoo foi a primeira a disparar em 1995 ao ser criada por dois estudantes que notaram a dificuldade de encontrar quaisquer informação na internet, principalmente quando eles procuravam os resultados dos jogos do colégio, pois até então era necessário esperar até o outro dia para obter as informações pelo jornal, então eles compilavam manualmente uma lista de sites em um único domínio e após ser aberto ao público fez muito sucesso, obteve um investimento inicial de US$ 2 Milhões. Foi  a primeira empresa a focar em anúncios online e notaram que era um mercado extenso, contudo ao passar do tempo surgiram novos e fortes concorrentes como o Excite e Alta Vista, sites que não listavam conteúdos compilados manualmente, mas faziam a busca de conteúdo na web, tendo somente  como principal erro a falta de resultados relevantes oque diferenciou o Google no seu surgimento das demais.

Quando o Excite foi lançado chegou a ultrapassar o Yahoo, contudo havia muitos resultados desprezíveis como pornografia, drogas e afins. Quando a atual gigante do Vale do Silício, a Google, foi fundada por Larry Page e Sergey Bin, estudantes de Stanford, poucos notaram seu incrível potencial, inclusive a Excite que perdeu a chance de adquirir a Google por US$1 Milhão por se considerar superior, pois até então Larry Page e Sergey Bin não tinham condições de tocar a empresa para frente sem uma boa infraestrutura, contudo conseguiram um investidor anjo que deu o pontapé incial concedendo a Google um cheque gordo de US $100 mil que em sequencia teve outros investimentos.

A Google teve como principal diferencial buscar a satisfação do cliente, utilizando parâmetros de busca diferentes, utilizando as referências contida em cada site como parâmetro de relevância e trouxe consigo a ideia de integrar todo o conteúdo global em sua ferramenta de busca.O Google passou um grande período sem gerar recursos financeiros, beirou a falência, mas numa sacada de mestre em 1998 copiou a Overture Ads, que trazia a ideia de mostrar anúncios relevantes de acordo com a busca do usuário ou seja se o usuário busca carro, os anúncios serão de carros, certamente isto custou uma boa grana a Google que foi paga em forma de ações, mas a levou a capitar grandes recursos,pois com anúncios personalizados se tornou mais fácil capitar o público, atualmente a Google Adwords é um dos setores mais lucrativos da empresa.

 Com o passar do tempo a Google se expandiu, adquiriu empresas como Blogger, Youtube e Picasa, trazendo sempre novos recursos aos seus usuários e assim criando seu monopólio, pois cá entre nós, oque seria da internet sem ferramentas como o Google e outros sítios de buscas?
Oque fica evidente é que para se manter no topo em relação ao mercado, é que se faz necessárias mudanças constantes afim de se adaptar e suprir as necessidades dos usuários.



Escrito por: W. Gabriel, baseado em um documentário do Discovery Channel