REDES DE ACESSO Os dois tipos de acesso residencial de banda largas predominantes são a DSL ou a cabo. Taxas de transmissão de DSL são assimétricas. DSL foi projetada para curtas distâncias entre 8 a 16 quilômetros da CT. A FTTH promete taxas de acesso mais elevadas que a DSL. Internet a cabo é obtida a através da infraestrutura da TV a cabo. Internet a cabo é um meio de transmissão compartilhado.
ETHERNET E WI-FI O comutador Ethernet, ou uma rede desses comutadores interconectados é por sua vez conectado a internet maior. Com acesso por uma rede Ethernet, os usuários normalmente têm acesso de 100Mbits/s com o comutador Ethernet, enquanto os servidores têm acesso de 1Gbits/s ou até mesmo 10 Gbits/s. O acesso à LAN sem fio baseado na tecnologia IEEE 802,11, ou seja Wi-fi está presente em todo lugar. Hoje o 802.11 fornece uma taxa de transmissão de até 54 Mbits/s.
3G E LTE Diferente do Wi-fi um usuário só precisa estar dentro de algumas dezenas de quilômetros(ao contrário de algumas dezenas de metros) da estação base. O Acesso 3G que oferece acesso remoto a internet por pacotes comutados a velocidades que ultrapassam 1Mbit/s. A LTE tem suas raízes na tecnologia 3G, e tem potencial para alcançar velocidades a 10 Mbits/s.
MEIOS FÍSICOS Os meios físicos se enquadram em duas categorias: meios guiados e meios não guiados. Nos meios guiados as ondas são dirigidas ao longo de um meio sólido, tal como um cabo de fibra ótica, um par de fios de cobre de cabo de categoria 6ª, pode alcançar taxas de transmissão de dados de 10 Gbits/s para algumas centenas de metros. O par trançado firmou-se como a solução dominante para LANs de alta velocidade.
CABO COAXIAL E PAR TRANÇADO Como o par trançado o cabo coaxial é constituído de dois condutores de cobre porém concêntricos e não paralelos O cabo coaxial possui isolamento e blindagem especiais, pode alcançar altas taxas de transmissão de dados. O meio de transmissão guiado mais barato e usado é o par de cobre trançado. Os fios são trançados para reduzir a interferência elétrica de pares semelhantes que estejam próximos.
CANAIS DE RÁDIO TERRESTRES Podem ser classificados de modo geral em três grupos. Os que operam sobre distâncias muito curtas; Os de pequeno alcance. Os de longo alcance. Nos meios não guiados, as ondas se propagam na atmosfera e no espaço, como é o caso de um LAN sem fim ou de um canal digital de satélite.
CANAIS DE RÁDIO POR SATÉLITE Um satélite de comunicação liga dois ou mais transmissores-receptores de micro-ondas baseados na terra, denominados estações terrestres. Dois tipos de satélites são usados para comunicações terrestres: Satélites geoestacionários e satélites de órbita baixa. A distância entre a estação terrestre ao satélite e de seu caminho de volta a estação terrestre traz um substancial atraso de propagação de 280 milissegundos. Podem atingir velocidades de centenas de Mbits/s.


O resumo aqui apresentado é baseado no livro Introdução a rede de computadores, uma abordagem topdown e pode conter algumas falhas, e será aprimorado com o passar do tempo.